Compartilhe este texto

Aneel explica que decreto de Wilson Lima pode aumentar conta de energia no Amazonas

Por Portal Do Holanda

21/05/2019 16h56 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) emitiu um parecer sobre o decreto assinado pelo governador Wilson Lima (PSC), afirmando que o mesmo poderá gerar um aumento do valor da conta de energia no interior do Amazonas. A Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz) e a Amazonas Energia negam a possibilidade de reajuste no valor da fatura. 

Segundo a Aneel, com o decreto, o interior do Estado passará a ser cobrado pelo ICMS que antes era isento. A justificativa para isso é que a concessionária passou para a iniciativa privada e que o atendimento para o interior deixou de ser por geração própria. A dúvida nesse caso é que se tentou mascarar esse aumento por meio de substituição tributária, pois o valor será cobrado direto da distribuidora e não dos consumidores diretamente. 

Será cobrado da distribuidora 150% na Margem de Valor Agregado (MVA) e esse valor deverá ser repassado ao consumidor, com a cobrança do ICMS para o interior. A Aneel informou que não dá para afirmar se haverá realmente o custo adicional, pois a distribuidora possui créditos de ICMS contabilizados que ainda não foram usados. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, aneel, aumento, conta de luz, decreto, Manaus, wilson lima, Amazonas

+ Amazonas