Trump surpreende presidente sul-africano com alegações falsas sobre “genocídio branco"
Trump confronta presidente da África do Sul, e @MarceloLins68 comenta: “Algo realmente assustador. Esse método de receber convidados na Casa Branca e transformar essa recepção em uma armadilha, que coloca os seus convidados em uma situação constrangedora.”
— GloboNews (@GloboNews) May 21, 2025
Assista ao… pic.twitter.com/JQ7RLcgdBz
Durante encontro na Casa Branca nesta quarta-feira (21), o ex-presidente dos EUA Donald Trump constrangeu o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ao exibir vídeos e fazer afirmações falsas sobre um “genocídio branco” no país. Trump apresentou imagens de túmulos de fazendeiros brancos e sugeriu que eles estariam sendo perseguidos e assassinados de forma sistemática.
Ramaphosa, visivelmente desconcertado, respondeu que desconhecia os vídeos e reforçou que a maioria das vítimas de homicídios no país é negra. Mesmo assim, Trump insistiu: “Os fazendeiros não são negros”. O líder sul-africano adotou um tom apaziguador e se colocou à disposição para dialogar sobre o tema.
A África do Sul nega qualquer política de perseguição racial. Ainda assim, Trump cancelou ajuda ao país, expulsou o embaixador sul-africano e concedeu refúgio a sul-africanos brancos, baseando-se em alegações desmentidas por dados oficiais.

ASSUNTOS: Mundo