Compartilhe este texto

Trump e Zelensky batem boca na Casa Branca: 'Você está jogando com a 3ª Guerra Mundial'

Por Portal Do Holanda

28/02/2025 14h25 — em
Mundo



 

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, tiveram um embate tenso nesta sexta-feira (28) durante uma reunião na Casa Branca. Trump elevou o tom de voz e acusou Zelensky de ser "desrespeitoso" com os EUA ao insistir em continuar a guerra contra a Rússia. O americano alertou que o ucraniano estaria "apostando com a Terceira Guerra Mundial" e exigiu que a Ucrânia aceitasse um acordo de paz. 

"Você está apostando com a vida de milhões de pessoas. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial. Você está apostando com a Terceira Guerra Mundial, e o que você está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muitos disseram que deveria", afirmou Trump a Zelensky. 

Durante a reunião, Trump pressionou Zelensky a aceitar um tratado sem a participação ucraniana nas negociações. O presidente americano afirmou que Vladimir Putin quer um acordo e sugeriu que a Ucrânia deveria se conformar com as condições impostas. Zelensky rebateu, questionando a postura conciliadora de Trump com a Rússia e alertando sobre os riscos de deixar seu país sem apoio militar.

O encontro aconteceu antes da assinatura de um acordo sobre exploração de minerais raros na Ucrânia, que permitirá que os EUA obtenham recursos estratégicos em troca de segurança militar. Trump afirmou que o tratado ajudará a "compensar" o apoio financeiro dado à Ucrânia desde o início da guerra, em 2022. Já Zelensky afirmou que espera que o acordo beneficie seu país e reforçou a necessidade de mais compromissos dos EUA com a defesa ucraniana.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo