Trump critica Zelensky e diz que 'é melhor ele se apressar ou não terá mais seu país'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em um post na rede social Truth Social nesta quarta-feira (19). Trump chamou Zelensky de "comediante modestamente bem-sucedido" e "ditador", e alertou que, se não agir rapidamente, poderá perder seu país. As declarações vieram após Zelensky rejeitar uma proposta dos EUA para trocar terras ricas em minerais por apoio.
Trump também criticou a gestão anterior de Joe Biden, afirmando que os EUA gastaram US$ 350 bilhões em ajuda à Ucrânia sem receber contrapartidas. Trump alegou que poderia ter negociado um acordo para encerrar a guerra com a Rússia, mas foi excluído das conversas. Zelensky, por sua vez, rebateu as críticas e afirmou que não "pode vender a Ucrânia".
Além disso, Trump destacou suas tentativas de negociação com o presidente russo, Vladimir Putin, e culpou a Ucrânia pelo conflito. O presidente norte-americano sugeriu que a Ucrânia deveria ter iniciado negociações há muito tempo e questionou a popularidade de Zelensky, mencionando a ausência de eleições no país devido à Lei Marcial. As declarações de Trump foram rebatidas por Zelensky e líderes europeus, que defendem a participação da Ucrânia nas discussões de paz.

ASSUNTOS: Mundo