Compartilhe este texto

Trump anuncia tarifa de 10% para países alinhados ao Brics

Por Portal Do Holanda

07/07/2025 8h58 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Truth Social @realDonaldTrump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (6) que pretende impor uma tarifa adicional de 10% sobre produtos de qualquer país que, segundo ele, se alinhar às “políticas antiamericanas do Brics”. A declaração foi feita por Trump em uma publicação em sua rede social, a Truth Social, e gerou repercussão internacional. “Não haverá exceções a essa política”, afirmou o republicano, sem detalhar quais países seriam atingidos ou o que considera como políticas contrárias aos interesses dos EUA.

O anúncio ocorre após o Brics divulgar, no mesmo dia, a chamada Declaração do Rio de Janeiro, que defende o fortalecimento do multilateralismo e critica medidas unilaterais que distorçam o comércio global. O texto, divulgado pelo Itamaraty, reforça a necessidade de respeito ao direito internacional e condena práticas tarifárias e não tarifárias que contrariem as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Em resposta, países do Brics rebateram as declarações de Trump. A China afirmou que “o uso de tarifas não serve a ninguém” e rejeitou o uso do recurso como forma de coerção. A Rússia destacou que o bloco visa à cooperação com base em interesses próprios e que suas ações “nunca foram dirigidas contra terceiros”. Já a África do Sul defendeu que o grupo busca um multilateralismo reformado e uma ordem global mais equilibrada.

O Brics é formado atualmente por 11 países de regiões como América Latina, África, Ásia e Oceania. O Brasil ocupa, desde janeiro, a presidência rotativa do bloco. O encontro de líderes ocorre no Rio de Janeiro e se encerra nesta segunda-feira (7). 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo