Secretário do Tesouro dos EUA vê possibilidade de acordo com China
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou nesta quinta-feira (1º) que está confiante em um acordo com a China sobre tarifas comerciais. A declaração foi dada em entrevista à emissora Fox Business Network, em meio à escalada da tensão entre os dois países após novas sanções aplicadas pelo governo americano.
"Estou confiante de que os chineses vão querer chegar a um acordo. E, como eu disse, este será um processo de várias etapas. Primeiro, precisamos reduzir a tensão e, com o tempo, começaremos a nos concentrar em um acordo comercial maior", disse Bessent. As tarifas foram impostas pelo presidente Donald Trump no início de abril, mas a medida provocou retaliações de Pequim e acendeu o alerta nos mercados financeiros globais.
Apesar da sinalização de diálogo por parte dos EUA, a China nega qualquer contato recente com o governo Trump. Segundo a mídia estatal chinesa, foi Washington quem “procurou proativamente” Pequim para negociar, e classificou os Estados Unidos como "a parte mais ansiosa" na disputa. Na semana passada, Trump afirmou que o presidente Xi Jinping o havia contatado para tratar do impasse, declaração que foi desmentida oficialmente pelo governo chinês.
Bessent também manteve críticas à China, acusando o país de práticas comerciais desleais e destacando a desaceleração da economia chinesa. Ele e Trump voltaram a pressionar o Federal Reserve (Fed) para cortar juros, alegando que a medida ajudaria a mitigar os impactos econômicos da guerra comercial. Segundo o secretário, a “incerteza estratégica” faz parte da tática de negociação do governo americano.
ASSUNTOS: Mundo