Rússia ataca ônibus com civis na Ucrânia um dia após reunião de paz
Um ataque russo deixou nove civis mortos na região de Sumy, no norte da Ucrânia, neste sábado (17), segundo autoridades locais. A ofensiva atingiu um ônibus de passageiros e ocorreu um dia após a primeira reunião direta entre representantes da Rússia e da Ucrânia desde o início da guerra, há mais de três anos. Outros quatro civis ficaram feridos.
De acordo com Ihor Tkachenko, chefe da administração militar de Sumy, equipes de resgate e ambulâncias foram enviadas imediatamente ao local. As imagens da destruição circularam nas redes sociais e aumentaram a pressão internacional por um cessar-fogo.
O encontro entre os dois países foi realizado na sexta-feira (16), em Istambul, na Turquia, sem a presença dos presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. Apesar de não chegarem a um acordo sobre o fim dos combates, as delegações anunciaram a maior troca de prisioneiros desde o início da guerra: cada lado libertará 1.000 detidos do país adversário.
Zelensky afirmou que sua comitiva foi autorizada a negociar um cessar-fogo imediato, mas criticou o baixo nível de representação russa no encontro. Moscou disse estar satisfeita com os avanços e que as negociações devem continuar em breve. Um novo encontro com a possível participação dos dois presidentes ainda está em discussão.

ASSUNTOS: Mundo