Refém do Hamas, jovem israelense-americano é libertado e reencontra família
O refém israelense-americano Edan Alexander, de 21 anos, foi libertado pelo grupo extremista Hamas, nesta segunda-feira (12), e reencontrou sua família.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) divulgaram imagens do reencontro emocionante. “584 dias afastados. Um abraço inesquecível. Edan Alexander finalmente está em casa”, diz a publicação.
Alexandre é um soldado que foi sequestrado quando estava de serviço nas proximidades da Faixa de Gaza, durante a invasão do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023.
O jovem foi entregue pelo Hamas à Cruz Vermelha. Em seguida, ele foi escoltado por militares israelenses para Israel. Após soltar a vítima, Hamas afirmou estar disposto a chegar a um “acordo de cessar-fogo abrangente”.
O presidente Donald Trump se manifestou sobre a libertação do soldado e afirmou que espera a libertação de outros reféns. "Tenho o prazer de anunciar que Edan Alexander, um cidadão americano que estava mantido como refém desde outubro de 2023, está voltando para sua família. Sou grato a todos os envolvidos em tornar esta notícia monumental realidade. Este foi um passo dado de boa fé em direção aos Estados Unidos e aos esforços dos mediadores — Catar e Egito — para pôr fim a esta guerra brutal e devolver TODOS os reféns vivos e restos mortais aos seus entes queridos. Esperançosamente, este é o primeiro desses passos finais necessários para acabar com este conflito brutal.", escreveu.
ASSUNTOS: Mundo