Objeto estranho descoberto pela Nasa na Via Lactea intriga cientistas
Astrônomos descobriram um novo e misterioso objeto na Via Láctea, a cerca de 15 mil anos-luz da Terra. Chamado de ASKAP J1832−091, ele emite ondas de rádio e raios X em um ciclo regular de 44 minutos, comportamento nunca antes observado. O corpo celeste foi identificado por acaso pelo Observatório de Raios X Chandra, da NASA, enquanto monitorava os restos de uma supernova. A descoberta foi publicada nesta quarta-feira (28).
Os cientistas acreditam que pode se tratar de uma estrela morta altamente magnetizada, como uma estrela de nêutrons ou uma anã branca. No entanto, também há a possibilidade de ser algo completamente novo e ainda desconhecido. A fase mais ativa do objeto durou cerca de um mês, e fora desse período, as emissões praticamente cessaram.
De acordo com o pesquisador Ziteng Andy Wang, da Universidade Curtin, essa descoberta pode revelar uma nova classe de objetos espaciais ou mostrar um comportamento inédito em corpos já conhecidos. A raridade e a intensidade das emissões sugerem que muitos outros objetos semelhantes podem estar ocultos pelo universo, aguardando serem detectados.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo