Compartilhe este texto

Novo voo de deportados dos EUA pousará em Fortaleza, e FAB fará transporte para Belo Horizonte

Por Folha de São Paulo

06/02/2025 21h00 — em
Mundo



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O próximo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chega nesta sexta-feira (7), vai pousar em Fortaleza (CE). Depois os passageiros serão levados em um avião da Força Aérea Brasileira até Belo Horizonte.

A medida anunciada pelo governo federal, após discussões em um grupo de trabalho com os americanos, tem objetivo de reduzir o tempo de viagem e, consequentemente, o período em que os brasileiros terão de usar algemas. A negociação ocorre após divergências com os EUA devido aos relatos de maus-tratos no voo anterior, com brasileiros descendo algemados da aeronave.

O uso da contenção, porém, continuará sendo uma decisão do governo americano, e não há expectativa de que tal prática seja alterada.

O Brasil vai também destacar um diplomata para acompanhar o embarque dos brasileiros na cidade americana de Alexandria, no estado da Louisiana. O governo afirma que o voo será acompanhado em tempo real por brasileiros e americanos.

Além dos problemas registrados na última repatriação, esse caso será analisado com cuidado pois será o primeiro cuja negociação se dá totalmente com a administração de Donald Trump. O voo anterior, no final de janeiro, havia sido discutido com autoridades do governo Joe Biden, ainda que tenha ocorrido já depois da posse do republicano.

Brasil e EUA montaram um grupo de trabalho para discutir as condições do transporte de brasileiros deportados por entrarem ilegalmente em território americano. Participaram do lado brasileiro representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Polícia Federal. Pelo lado americano, estiveram representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas.

"Por determinação do Senhor Presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Louisiana, será acompanhado, na madrugada da sexta-feira, por diplomata do Consulado-Geral em Houston", informa em nota o governo brasileiro. "Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte."

O governo ainda afirma que vai disponibilizar um "esquema de recepção e apoio" em Fortaleza. A Polícia Federal também vai realizar nos dois aeroportos operação especial para a realização de procedimentos migratórios e de segurança aeroportuária.

Em Belo Horizonte, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania criou o Posto de Acolhimento aos Repatriados para garantir que tenham acesso à internet gratuitamente, carregador de celular e canais para que possam entrar em contato com os familiares e obter orientações sobre serviços públicos de saúde, assistência social e trabalho.

Os brasileiros deportados dos EUA que chegaram a Minas Gerais no último dia 25 relataram agressões, ameaças e tratamento degradante que sofreram por parte dos agentes de imigração americanos responsáveis pelo voo de volta ao Brasil.

Vários dos migrantes disseram ter ficado 50 horas algemados, sem ar condicionado na aeronave e sujeitos a abusos dos americanos.

Após as denúncias, houve um mal-estar entre os dois países. O Ministério das Relações Exteriores chegou a convocar o encarregado de negócios dos Estados Unidos em Brasília, para prestar esclarecimentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo