Compartilhe este texto

Macron defende arsenal nuclear na Europa e Rússia reage: 'altamente combativo'

Por Portal Do Holanda

06/03/2025 9h03 — em
Mundo


Presidentes da Rússia e França, Putin e Macron, respectivamente - Foto: Reprodução/Youtube

O Kremlin criticou duramente o presidente francês, Emmanuel Macron, após seu discurso na quarta-feira (5), no qual ele classificou a Rússia como uma ameaça à Europa e sugeriu colocar o arsenal nuclear da França à disposição de aliados europeus. O porta-voz russo, Dmitry Peskov, afirmou que a retórica de Macron é "altamente combativa" e representa uma ameaça direta à Rússia, além de acusar a França de querer prolongar uma guerra. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, chamou Macron de "charlatão" e disse que ele está "desconectado da realidade".

Macron declarou que a Europa precisa se preparar para se defender sem depender dos Estados Unidos e criticou a administração Trump por seu alinhamento com Moscou. O presidente francês também alertou sobre os planos de expansão militar russa até 2030, citando um aumento expressivo no efetivo do Exército e no número de tanques e caças. Como estratégia de dissuasão, ele propôs abrir o debate sobre a extensão da proteção nuclear francesa a outros países europeus, garantindo que qualquer decisão sobre o uso das armas permanecerá sob controle do chefe de Estado francês.

A Rússia respondeu de forma contundente às declarações de Macron. O Kremlin alertou que qualquer envio de tropas ocidentais para a Ucrânia seria visto como uma escalada direta do conflito, o que poderia levar a uma reação russa, incluindo o uso de armas nucleares. Peskov reforçou que a Rússia considera "inaceitável" a presença de tropas pacificadoras da Otan na região, pois isso significaria a entrada formal dos países do Ocidente na guerra.

Macron também anunciou que pretende realizar uma reunião na próxima semana com chefes das Forças Armadas de países europeus dispostos a enviar tropas à Ucrânia em um eventual acordo de paz. A proposta francesa reacende o debate sobre a segurança do continente e o papel da dissuasão nuclear em um cenário de crescente tensão entre a Europa e a Rússia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo