Compartilhe este texto

Irã ameaça EUA e diz que intervenção terá "consequências irreparáveis"

Por Portal Do Holanda

18/06/2025 9h24 — em
Mundo


Foto: Reprodução/Youtube

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou nesta quarta-feira (18) que qualquer ofensiva militar dos Estados Unidos contra o país resultará em “consequências sérias e irreparáveis”. A ameaça foi feita durante um pronunciamento transmitido pela TV estatal, em resposta às recentes declarações do presidente americano, Donald Trump, que exigiu a rendição incondicional do Irã no confronto com Israel.

O conflito direto entre Irã e Israel chegou ao sexto dia com novos bombardeios, mais de 240 mortos e a possibilidade de escalada com a entrada dos EUA. Khamenei também voltou a ameaçar Israel, afirmando que o país cometeu “um grande erro” ao atacar alvos iranianos. Segundo ele, “o sangue derramado das vítimas não será esquecido”. A agência estatal Mehr repercutiu a fala do líder, que reafirmou que o Irã não irá recuar.

Em paralelo, Trump indicou que avalia um ataque direto ao território iraniano. Em publicação na rede Truth Social, afirmou saber onde Khamenei está escondido, mas que, “por enquanto”, não ordenaria sua morte. “Nossa paciência está se esgotando”, escreveu. Já o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã alertou que uma intervenção americana poderia desencadear uma “guerra total” no Oriente Médio.

O Exército israelense informou ter matado um alto comandante militar iraniano, Ali Shadmani, em um bombardeio na madrugada de terça-feira (17). Também houve novos disparos de mísseis entre os dois países, com explosões registradas em Tel Aviv, Teerã e Karaj. Segundo a organização Human Rights Activists, ao menos 585 pessoas morreram apenas no Irã, número superior ao divulgado por autoridades locais. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo