Índia tem orçamento militar quase 9 vezes maior que o do Paquistão; entenda
Um ataque do Paquistão deixou ao menos 12 mortos e 38 feridos nesta quarta-feira (7) na região da Caxemira, controlada pela Índia. A ofensiva foi uma retaliação aos bombardeios indianos realizados no dia anterior, que, segundo o governo paquistanês, mataram 26 pessoas no lado controlado por Islamabad. Nova Délhi, por sua vez, afirmou que os alvos eram ligados a grupos militantes.
O episódio reacende a rivalidade entre os dois países, que são potências nucleares e mantêm forças armadas com foco principal em conflitos entre si. Dados do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS) apontam que a Índia possui cerca de 1,45 milhão de militares ativos — quase o triplo do efetivo do Paquistão, que soma 951 mil agentes, incluindo forças auxiliares.
A Índia também lidera nos gastos com defesa: foram US$ 74,4 bilhões em 2024, o sexto maior orçamento militar do mundo. O Paquistão, com orçamento estimado em US$ 10 bilhões para 2025, mantém como principal aliado a China, de onde importa armamentos e tecnologias militares. Ambos os países seguem investindo em sistemas de mísseis com capacidade nuclear.
ASSUNTOS: Mundo