Decano do Vaticano espera fumaça branca ainda nesta quinta
O cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, afirmou nesta quinta-feira (8) que espera ver a fumaça branca – sinal da escolha de um novo papa – ainda nesta noite. Aos 91 anos, Re não participa da votação por já ter ultrapassado a idade limite de 80 anos, mas acompanha o processo à distância e celebrou a Missa de Súplica em Pompeia, na Itália.
Em entrevista ao jornal italiano La Stampa, Re disse que acredita na condução do Espírito Santo durante o conclave. "Espero que esta noite, quando retornar a Roma, eu já encontre a fumaça branca", afirmou. A presidência do conclave ficou a cargo do cardeal Pietro Parolin, ex-secretário de Estado do Vaticano e um dos favoritos para assumir o pontificado.
Responsável por conduzir o funeral do Papa Francisco e por abrir a celebração do conclave na Basílica de São Pedro, Re destacou o perfil que espera do novo pontífice. Segundo ele, será necessário fortalecer a fé em meio aos avanços tecnológicos e à perda de conexão espiritual. "Há necessidade de um despertar", disse.
As votações do conclave começaram nesta quarta-feira (7) e seguem nesta quinta. Até o momento, não houve definição, e a última fumaça emitida pela chaminé da Capela Sistina foi preta, indicando que ainda não há consenso entre os cardeais eleitores.
ASSUNTOS: Mundo