Brasileira é detida por autoridades migratórias nos Estados Unidos
A estudante brasileira Caroline Dias Gonçalves, de 19 anos, foi libertada na última sexta-feira (20) após passar mais de duas semanas sob custódia do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). Ela havia sido detida no dia 5 de junho, em meio a questionamentos sobre sua situação migratória.
Caroline vive nos Estados Unidos desde os 7 anos. Sua família entrou no país com visto de turista, que tinha validade de seis meses, mas permaneceu além do prazo permitido.
A jovem é bolsista da organização TheDream.US, entidade sem fins lucrativos que apoia a educação de imigrantes. Por meio da instituição, ela cursa enfermagem na Universidade de Utah. Em nota divulgada pela própria organização, Caroline se manifestou publicamente pela primeira vez desde a prisão.
Apesar de a Justiça americana ter determinado sua soltura em audiência realizada na quarta-feira anterior, Caroline permaneceu detida por mais de 36 horas até ser liberada sob fiança.
O caso chamou a atenção de entidades de defesa de imigrantes e reacendeu o debate sobre políticas migratórias envolvendo jovens em situação irregular nos Estados Unidos.
Veja também
ASSUNTOS: Mundo