Compartilhe este texto

Ataque russo mata nove civis na Ucrânia menos de 24h após reunião por cessar-fogo

Por Folha de São Paulo

17/05/2025 9h00 — em
Mundo



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um drone russo atingiu um ônibus, matando nove pessoas e ferindo outras quatro na região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, afirmaram autoridades na madrugada deste sábado (17).

A ofensiva ocorre horas depois de Moscou e Kiev realizarem suas primeiras negociações de paz diretas em anos. A conversa terminou sem um acordo, mas com uma promessa fria de novos encontros para discutir reivindicações para um cessar-fogo.

Após o ataque, o Kremlin declarou que a continuação do diálogo só será possível depois que a troca de prisioneiros anunciada por ambos na sexta-feira (16) for realizada.

"Este não é apenas mais um bombardeio -é um crime de guerra cínico", disse a Polícia Nacional da Ucrânia em uma publicação no Telegram.

A agência de notícias estatal russa TASS informou, citando uma declaração do Ministério da Defesa, que forças russas atacaram uma área de preparação de equipamento militar ucraniano na região de Sumy, utilizando drones.

A reunião de autoridades russas e ucranianas na Turquia na sexta-feira (16) não conseguiu negociar um cessar-fogo temporário. Foi o primeiro diálogo direto entre os dois lados desde os primeiros meses da guerra iniciada pela Rússia em fevereiro de 2022.

Ihor Tkachenko, chefe da administração militar de Sumy, disse no Telegram que uma operação de resgate estava em andamento.

A polícia da Ucrânia publicou fotos de uma van de passageiros azul escura quase destruída, com o teto arrancado e as janelas quebradas.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos ucranianos e russos. Ambos os lados negam ter como alvo civis em seus ataques, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria ucranianos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Mundo

+ Mundo