Ministro parabeniza a desembargadora Graça, presidente do TJAM, pela estatueta Dom Quixote

Por Portal do Holanda

05/12/2014 16h51 — em Amazonas

A primeira palestra do segundo dia do Encontro do Colégio de Presidentes foi proferida pelo ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ, que iniciou sua fala parabenizando a presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, que recebeu esta semana a estatueta Dom Quixote, homenagem realizada anualmente para agraciar personalidades de destaque na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania.

"Em nome da desembargadora Graça, que recebeu esta semana tão importante premiação, quero homenagear todas as mulheres magistradas, presentes a este encontro" disse o ministro Moura Ribeiro. Graça foi homenageada na 24ª edição da cerimônia de outorga dos troféus Dom Quixote e Sancho Pança. A solenidade contou com a participação do ministro do STF Ayres Britto (aposentado); do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e do ex-titular da pasta Bernardo Cabral, presidente da Confraria. Os troféus Dom Quixote e Sancho Pança foram criados pelo jornalista Orpheu Salles, editor da revista “Justiça & Cidadania”.

Na programação da tarde, o 101º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil continuou com a palestra do educador e deputado federal Gabriel Chalita. Na exposição, Chalita abordou o tema “Escolhas e aspiração: da utopia à Justiça”.

Dentre os objetivos do evento, está a integração e o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas entre os tribunais de justiça do território nacional, a fim de otimizar o gerenciamento da justiça brasileira. Gabriel Chalita, que juntamente com Ricardo Lewandowski, Paulo Dias de Moura Ribeiro e Déborah Ciocci será palestrante do evento, é doutor em filosofia do direito e em comunicação e semiótica; mestre em direito e em ciências sociais, além de ser graduado em direito e em filosofia, é professor da PUC-SP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).

A programação contará também com palestras do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, que acontece neste sábado , e da conselheira Deborah Ciocci, também do CNJ e do ministro Dias de Moura Ribeiro, do STJ.