Volkswagen registra melhora no fluxo de caixa apesar das dificuldades com Porsche
BERLIM, 21 Jan (Reuters) - A Volkswagen divulgou na quarta-feira um fluxo de caixa líquido melhor do que o esperado para 2025, de 6 bilhões de euros (US$7 bilhões), apesar de a maior montadora da Europa estar enfrentando dificuldades com as vendas fracas na China, preocupações com tarifas nos EUA e dificuldades com a marca de carros esportivos de luxo Porsche.
O fluxo de caixa líquido foi 1 bilhão de euros superior ao do exercício fiscal anterior e contrastou com as expectativas da empresa de um fluxo de caixa líquido próximo de zero.
De acordo com um porta-voz da montadora, o fluxo de caixa mais alto se deve ao fato de a Volkswagen ter reduzido seus estoques no final do ano. Os investimentos em fábricas e em pesquisa e desenvolvimento também foram menores do que o previsto inicialmente.
De acordo com números preliminares, a taxa de investimento no setor automotivo foi de 12% da receita, em comparação com 14,3% em 2024. O diretor financeiro Arno Antlitz planeja reduzir ainda mais os investimentos nos próximos anos.
Em setembro, a Porsche AG reduziu os planos para o lançamento de seus veículos elétricos devido à demanda mais fraca, à pressão no principal mercado, a China, e às tarifas mais altas dos EUA, fazendo com que a fabricante de carros esportivos e a controladora Volkswagen reduzissem suas perspectivas de lucro para 2025.
(Reportagem de Christina Amann e Matthias Williams)
ASSUNTOS: Geral