Chuvas fortes causam estragos na Nova Zelândia, e deslizamento de terra deixa desaparecidos
Por Lucy Craymer
WELLINGTON, 21 Jan (Reuters) - Várias pessoas estão desaparecidas após um deslizamento de terra próximo a um acampamento na Ilha Norte da Nova Zelândia, na quinta-feira (horário local), quando fortes chuvas causaram danos generalizados, com pessoas retiradas de suas casas, milhares sem energia e estradas fechadas.
Serviços de emergência respondiam a um deslizamento de terra próximo a um acampamento em Mount Maunganui, popular ponto turístico na região de Bay of Plenty, ao longo da costa norte da Nova Zelândia.
O acampamento foi esvaziado e serviços de emergência trabalham para localizar qualquer pessoa que permaneça na área, informou a polícia em um comunicado.
A mídia local informou que helicópteros também foram enviados para apoiar os esforços contínuos de busca e resgate.
O primeiro-ministro Christopher Luxon disse no X que está "monitorando ativamente as situações em todo o país -- incluindo o grande incidente em Mt Maunganui", acrescentando que o clima extremo continua a provocar condições perigosas em toda a Ilha do Norte.
O ministro de Gerenciamento de Emergências e Recuperação, Mark Mitchell, disse na Radio NZ que as fortes chuvas atingiram quase toda a costa leste da Ilha do Norte.
"A boa notícia é que todos responderam muito rapidamente. Houve tempo para se preparar, e isso ajuda a mitigar e criar uma resposta forte", disse ele.
A Autoridade de Transporte da Nova Zelândia relatou fechamentos de estradas principais em Northland, Bay of Plenty e Waikato. Autoridades locais informaram que algumas pequenas comunidades continuam isoladas devido aos danos nas estradas.
O serviço meteorológico neozelandês MetService suspendeu todos os avisos meteorológicos na Ilha do Norte à medida que o sistema tropical de baixa pressão se desloca para o leste. Alguns alertas permanecem em vigor na Ilha Sul, mas a previsão é que sejam retirados, acrescentou.
(Reportagem de Lucy Craymer)
ASSUNTOS: Geral