Pelo menos 37 pessoas morrem por inalação de gás em mina na Nigéria
Por Ahmed Kingimi
MAIDUGURI, Nigéria, 18 Fev (Reuters) - Pelo menos 37 mineiros morreram por envenenamento por monóxido de carbono em uma mina no Estado de Plateau, na Nigéria, segundo uma fonte policial e um relatório de segurança visto pela Reuters nesta quarta-feira.
O incidente ocorreu por volta das 5h45 em uma mina em Kampani, uma comunidade na área de Wase, de acordo com o relatório. Outros 25 mineiros foram levados ao hospital.
O ministro de Desenvolvimento de Minerais Sólidos da Nigéria, Dele Alake, disse que a área era uma mina de chumbo abandonada com minerais armazenados propensos a liberar gases tóxicos. Os moradores, sem saber da natureza tóxica das emissões, teriam entrado no túnel para extrair minerais e inalado o gás, disse ele.
Alake ordenou o fechamento das áreas de mineração cobertas pela licença 11810, operadas pela Solid Unit Nigeria Limited e de propriedade de Abdullahi Dan-China em Zuraq, após a morte de moradores que supostamente estavam minerando em uma mina com emissões de gases perigosos.
As conclusões preliminares mostraram que as vítimas, com idades entre 20 e 35 anos, morreram após inalar o gás enquanto trabalhavam no subsolo, disse o relatório de segurança.
O governo do Estado de Plateau disse que muitos foram dados como mortos, sem fornecer um número, acrescentando que outros estavam recebendo tratamento em hospitais próximos.
As forças de segurança isolaram o local para impedir mais acessos.
A maioria das minas na Nigéria opera ilegalmente, com medidas de segurança limitadas e os mineiros muitas vezes sem equipamento de proteção.
O governo federal ordenou o encerramento imediato de todas as atividades de mineração na área afetada, enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.
ASSUNTOS: Geral