Compartilhe este texto

Ministério da Saúde recomenda imunização contra febre amarela no Amazonas

Por Portal Do Holanda

31/01/2018 14h01 — em
Amazonas



Manaus e os 61 municípios do interior do Amazonas integram a lista das cidades com recomendação para vacinação contra febre amarela, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde. O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Bernardino Albuquerque, explica que a recomendação não é novidade e nem é motivo para preocupação. O Ministério da Saúde (MS), disse ele, sempre inseriu a imunização contra febre amarela no calendário vacinal do Amazonas, uma vez que o estado é considerado área endêmica para a doença, por conta da circulação do vírus silvestre em locais de floresta.

No Amazonas, há ocorrência esporádica de casos da doença, em pessoas não vacinadas que entram em áreas de floresta, onde o vírus circula. Por isso, a vacina de febre amarela faz parte do calendário de imunização da população e é disponibilizada durante todo o ano, gratuitamente, em todos os postos de saúde do interior e da capital.

Albuquerque ressaltou que as pessoas não vacinadas e que irão para área rural ou de floresta devem tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem. “Para entrar nestas áreas, é importante que as pessoas sejam vacinadas. É preciso ser vacinado dez dias antes, porque a vacina só tem validade, só dá proteção, depois desse período. É importante ter esta rotina”, disse. A dose da vacina de febre amarela é considerada única, ou seja, protege a pessoa para toda a vida.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: #febreamarela #manaus #amazonas, Amazonas

+ Amazonas