Compartilhe este texto

Inter e PSG duelam pelo título europeu após reformulações forçadas

Por Folha de São Paulo

28/05/2025 17h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP 9FOLHAPRESS) - A Internazionale, há um ano, afundada em dívidas, foi passada do grupo que controlava a maioria de suas ações ao credor. O Paris Saint-Germain ainda é bem rico, mas perdeu o craque Kyllian Mbappé e teve seus investimentos sensivelmente reduzidos.

No próximo sábado (31), em Munique, esses times brigarão pelo título europeu em uma final de Champions League na qual poucos apostavam.

No caso do PSG, a decisão foi alcançada após a saída de Lionel Messi, Neymar e Mbappé, que atuaram juntos nas temporadas 2021/22 e 2022/23. Mbappé ainda ficou em 2023/24, mas foi só quando o técnico espanhol Luis Enrique promoveu a reformulação que julgava necessária que se trilhou o caminho até a final.

"O fato de ter um jogador que se movimentava por onde quisesse no campo implicava que havia situações do jogo que eu não controlava", afirmou o treinador, em cena registrada no documentário "Luis Enrique: Você Não Sabe P**** Nenhuma", disponível na plataforma Max. "No ano que vem, vou controlar todas. Todas, sem exceção."

Com a saída do atacante pouco afeito a orientações táticas, o comandante deu mais responsabilidades a Ousmane Dembélé. Vitinha, tímido quando dividia o meio-campo com Marco Verratti -outro que partiu-, desabrochou.

Controlado pela família real do Qatar, o fundo que comanda o PSG diminuiu nos últimos anos seus investimentos no clube. E vive uma briga judicial com Mbappé, que cobra salários e bônus e obteve um embargo preventivo de 55 milhões de euros (R$ 353 milhões, na cotação atual).

Já a Inter, para os padrões dos grandes europeus, teve de fechar a mão. O clube, mesmo antes de ser transferido do grupo chinês Suning para o norte-americano Oaktree, vinha sendo muito mais vendedor do que comprador. Uma das vendas foi a do lateral Achraf Hakimi, em 2021, justamente ao PSG, por 68 milhões de euros (cerca de R$ 400 milhões, na cotação da época).

O jeito foi apostar em atletas que estavam livres no mercado, como o atacante Marcus Thuram, e em veteranos, como o goleiro Yann Sommer, hoje com 36 anos, e o defensor Francesco Acerbi, 37. Funcionou, e a Inter deixou no caminho os favoritos Bayern e Barcelona.

A agremiação preta e azul de Milão encontrará na final o PSG, responsável pela eliminação do Liverpool, líder geral da fase de classificação. Uma decisão considerada altamente improvável no início da temporada.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes