Compartilhe este texto

Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus

Por Reuters

22/12/2025 8h04 — em
Economia



SÃO PAULO, 22 Dez (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central ajustaram para cima sua expectativa para a taxa básica de juros em 2026, em meio a nova rodada de cortes nas projeções para a inflação, mostrou a pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a projeção para a Selic no final do próximo ano subiu a 12,25%, de 12,13% antes na mediana das projeções. A pesquisa segue mostrando expectativa de manutenção dos juros na primeira reunião do ano, em 15%.

De acordo com o presidente do BC, Gabriel Galípolo, a autarquia segue dependente de dados, afirmando que "não há portas fechadas" nem "setas dadas" para as decisões de política monetária.

Pela sexta semana seguida os especialistas reduziram as contas para a alta do IPCA em 2025, dessa vez em 0,03 ponto percentual, a 4,33%. Para o ano que vem a inflação agora é calculada em 4,06%, de 4,10% antes, enquanto que para 2027 e 2028 as estimativas permaneceram em 3,80% e 3,50% respectivamente.

O centro da meta oficial contínua para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. O IBGE divulga na terça os dados de dezembro do IPCA-15.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou previsão de crescimento de 2,26% em 2025, alta de 0,01 ponto percentual, e 1,80% em 2026, sem alterações.

Na semana passada, o BC projetou uma atividade econômica mais forte do que o previsto anteriormente para este ano, a 2,3%, e o próximo ano, apontando ainda que a inflação deverá atingir o centro da meta de 3% apenas no primeiro trimestre de 2028, permanecendo acima do alvo durante o período decisivo de 2027.

(Por Camila Moreira)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia