Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Por Igor Sodre
SÃO PAULO, 26 Dez (Reuters) - O Ibovespa fechou em leve alta nesta sexta-feira, invertendo a tendência negativa observada no início do dia, em uma sessão marcada pela liquidez reduzida, o que fez com que o noticiário político ganhasse mais peso após o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmar seu filho Flávio como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições do próximo ano.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,27%, a 160.896,64 pontos, após marcar 159.358,93 na mínima e 160.913,32 na máxima do dia. O volume financeiro somou R$14,67 bilhões.
Com o feriado de Natal diminuindo o volume de negócios globalmente e os mercados de Hong Kong, Austrália e a maior parte da Europa permanecendo fechados nesta sexta-feira, a notícia de que o ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou em carta redigida à mão que escolheu seu filho mais velho, Flávio, como seu indicado para pré-candidato à Presidência nas eleições de outubro de 2026 ganhou peso nas mesas.
"A grande questão deve ser se o Flávio vai conseguir diminuir a sua rejeição, mais especificamente até abril", disse Felipe Cima, analista da Manchester Investimentos, acrescentando que, além da questão eleitoral, após a virada do ano, o mercado também passará a focar nas sinalizações do Banco Central na expectativa pelo início do corte de juros.
DESTAQUES
- PETROBRAS PN subiu 0,33% e PETROBRAS ON avançou 0,31%, contrariando a queda do preço do petróleo no exterior.
- VALE ON subiu 0,3%, na mesma toada de avanço dos futuros do minério de ferro na China.
- ITAÚ UNIBANCO PN teve oscilação positiva de 0,03%, e BRADESCO PN teve ligeiro recuo de 0,05%, SANTANDER BRASIL UNIT subiu 0,53%, enquanto BANCO DO BRASIL ON teve alta de 0,46%.
- BRASKEM PNA subiu 4,25%, tendo chegado a liderar os ganhos do Ibovespa. No início da semana, a IG4 enviou ao Cade o acordo para comprar a fatia da Novonor na Braskem.
- HAPVIDA ON ganhou 2,83%, sendo um dos destaques positivos. No início da semana, a empresa anunciou uma troca no seu comando, com a saída de Jorge Pinheiro para a entrada do vice-presidente financeiro Luccas Augusto Adib no lugar, em um processo que será conduzido ao longo de 2026.
ASSUNTOS: Economia