Compartilhe este texto

Empresas da zona do euro registram deterioração nos lucros, mostra pesquisa do BCE

Por Reuters

02/02/2026 7h08 — em
Economia



FRANKFURT, 2 Fev (Reuters) - As empresas da zona do euro preveem que as receitas continuarão a aumentar neste trimestre, mas a rentabilidade está sendo afetada, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa trimestral do Banco Central Europeu sobre acesso ao financiamento das empresas.

Um total de 18% das empresas consultadas continuou otimista quanto à evolução do volume de negócios no próximo trimestre, mas 10% delas estão relatando lucros mais baixos, afirmou o BCE em comunicado.

Em relação aos preços, as expectativas das empresas não mudaram muito. Elas estimam que seus preços de venda aumentarão 2,9% em média nos próximos 12 meses, o mesmo que três meses antes, enquanto as expectativas de inflação para o ano seguinte subiram de 2,5% para 2,6%.

(Reportagem de Balazs Koranyi)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia