Compartilhe este texto

Emirates vai impedir uso de power bank em voos a partir de outubro

Por Folha de São Paulo

11/08/2025 16h00 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A companhia aérea Emirates vai impedir que power banks sejam carregados nas tomadas a bordo e que deem carga em aparelhos.

A partir de outubro, companhia vai permitir que cada passageiro porte apenas um power bank a bordo, mas seu uso é proibido. Logo, não é possível usar a tomada do avião para carregá-lo nem utilizar o aparelho para dar carga em um telefone.

Companhia permite que passageiro porte apenas um power bank com menos de 100 Wh e não pode ficar no bagageiro. Em seu site, a Emirates informa que ele precisa ficar no "bolso" do assento à frente do passageiro.

Razão para proibição do uso foi a "crescente alta de incidentes envolvendo power banks nos últimos anos". A companhia cita que decisão foi baseada na redução de riscos durante voos. Recentemente, em voo entre São Paulo e Amsterdã (Holanda), um power bank causou um pequeno incêndio, que foi logo controlado.

"Colocar power banks em locais acessíveis assegura que em um raro incidente de incêndio, a tripulação consiga rapidamente extinguir o fogo", afirma a Emirates, em comunicado em seu site.

Explosão ou incêndio de power banks ocorre devido à fuga térmica. Isso ocorre quando a bateria fica sobrecarregada ou é danificada. Neste processo, o sistema excede sua capacidade de dissipar o calor. Além de explosão ou incêndio, é possível que haja liberação de gases tóxicos.

O QUE FAZER PARA EVITAR EXPLOSÕES DE POWER BANKS

- Procure usar carregadores portáteis de procedência que tenham selo de homologação da Anatel;

- Não deixe seu carregador portátil em locais quentes;

- Evite sobrecarregar o power bank -nem todos os modelos têm travas contra sobrecarga;

- Tenha cuidado com danos físicos ao aparelho -como quedas, amassos ou perfurações;

- Observe sinais de alerta, como aquecimento, odores ou vazamento de líquidos;

- Não está utilizando? Não deixe-o conectado sem uso ativo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia