Compartilhe este texto

China e UE suspendem compra de frango brasileiro por causa de gripe aviária, diz ministro

Por Folha de São Paulo

16/05/2025 17h45 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - As importações de proteína de frango brasileira (carne e ovos) por China e União Europeia estão suspensas pelos próximos 60 dias, por causa da confirmação, nesta sexta-feira (16), do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma criação comercial, de acordo com o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).

A China "não estará comprando carne de frango brasileira" pelos próximos 60 dias, confirmou Fávaro (Agricultura e Pecuária) em entrevista a TV Centro América, emissora da Globo em Mato Grosso. A comunidade europeia também parou as importações, afirmou o ministro à Globonews.

A medida está prevista em cláusula contratual. Quando há registro de qualquer caso de gripe aviária, as importações são suspensas automaticamente como medida de prevenção em saúde.

A confirmação de influenza aviária ainda deve gerar restrição de importações por Argentina, Reino Unido, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes de carne de frango do Rio Grande do Sul, por causa das condições negociadas com o Brasil.

China, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos estão entre os principais destinos das exportações brasileiras de frango.

Em entrevista à Reuters, Fávaro disse que o Brasil ainda não foi notificado por países importadores sobre embargos à carne de frango brasileira.

O ministro, entretanto, avalia que é "inevitável" que o país sofra embargos e disse confiar no trabalho rápido do serviço sanitário nacional para minimizar as suspensões. Fávaro também ressaltou que impactos econômicos dependerão se as restrições serão totais ou regionais.

O tamanho do Brasil no mercado exportador, com cerca de 35% das exportações globais de carne de frango, pode jogar a favor do Brasil. "Para que haja uma flexibilização, é nosso papel transmitir segurança e credibilidade ao mercado", disse.

Segundo ele, se não houver indício de outra região do país afetada pela gripe aviária, "pode sim gerar uma onda de flexibilização e esses países continuarem comprando do Brasil, exceto da região do Rio Grande do Sul".

O Brasil exportou US$ 10 bilhões (R$ 57 bilhões) em carne de frango em 2024, representando cerca de 35% do comércio global. Grande parte disso veio das gigantes do setor BRF e JBS, que exportam para cerca de 150 países.

Fávaro disse que houve um esforço para evitar que a doença afetasse as vendas de todo o país, considerando que a disseminação do vírus em granjas comerciais tem ocorrido em todo o mundo. "Com o Japão, chegamos a um acordo há um mês atrás, na última viagem. Com a China, não deu tempo."

O governo gaúcho afirmou em entrevista a jornalistas no início da tarde que será divulgada nas próximas horas uma lista com os embargos por país e se ela será generalizada (afetando toda a produção brasileira) ou relativa apenas às exportações do Rio Grande do Sul.

De acordo com a médica veterinária Paula Giaffone, o Brasil, em viagem recente do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), negociou a ampliação de mercados de proteína animal na China, sendo que três tinham origem em aves. "Trataram de exportação de miúdos, patos e peru. O ministério deve soltar o número de perdas, pelo menos com a China."

A detecção, que pode levar a embargos comerciais, ocorreu em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, e é o primeiro foco da doença registrado em sistema de avicultura comercial no país.

O estado é responsável por 15% da produção e exportação brasileira de aves, disse a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em julho de 2024.

O ministro decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro, em um raio de dez quilômetros ao redor do estabelecimento onde foi encontrado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. Dessa forma, a produção do local não será exportada no período.

A granja onde houve a confirmação de casos de influenza H5N1 era dedicada à reprodução animal -35 animais tinham o vírus. O ministério trabalha no rastreio da produção desse estabelecimento e tomou medidas sanitárias para evitar a ocorrência de outros casos.

Na entrevista, Fávaro também afirmou que as pessoas podem continuar a consumir carne de frango e ovos. "O risco, e há um risco de contaminação, é nas pessoas que manuseiam o animal contaminado, os tratadores, as pessoas que vão recolher. Por isso, tem de ter um protocolo mais rígido."

A gripe aviária tem afetado a indústria avícola dos EUA desde 2022, matando cerca de 170 milhões de galinhas, perus e outras aves, afetando severamente a produção de carne e ovos.

ENTENDA A GRIPE AVIÁRIA

O QUE É O H5N1?

É uma variante do vírus da gripe comum, integrante da família influenza. A variação H5N1 é comum em aves.

QUAL A LETALIDADE EM AVES?

Extremamente alta, segundo o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP Paulo Eduardo Brandão. O vírus é transmitido rapidamente, e o número de mortes costuma ser ainda maior em granjas, que concentram muitos animais em um espaço pequeno.

ESSE VÍRUS É NOVO?

Não. Um ancestral dele é conhecido desde 1996 por infectar gansos. No Brasil, há registro de casos em animais silvestres desde 2023.

É SEGURO CONSUMIR CARNE E OVOS DE AVES?

Sim. Comer produtos de um animal contaminado não transmite o vírus para humanos.

O VÍRUS PODE CONTAMINAR HUMANOS DE ALGUMA FORMA?

A forma de transmissão da influenza é via gotículas aerossóis de espirros e fezes. Assim, há uma pequena chance de isso acontecer por meio do contato direto com animais vivos contaminados ou locais de criação.

OUTROS ANIMAIS PODEM SER INFECTADOS?

Nos Estados Unidos, já houve registro de infecção de bovinos, e pessoas contraíram a doença após contato com o gado. No Chile, houve contaminação de leões marinhos.

O QUE FEZ O GOVERNO BRASILEIRO?

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro (RS). A pasta também trabalha no rastreio da produção do estabelecimento onde foi confirmado o caso.

POR QUE O VÍRUS PODE GERAR EMBARGOS COMERCIAIS?

Os países têm políticas de suspensão de importações de lugares onde houve detecção de gripe aviária para evitar a entrada do vírus em zonas livres da doença.

A SITUAÇÃO PODE SAIR DE CONTROLE?

Sim. Para a veterinária especialista em zoonoses Paula Giaffone, os Estados Unidos são um exemplo negativo. "Nos EUA, a situação está realmente complicada, o vírus se espalhou por granjas, atingiu rebanhos leiteiros e é encontrado até em testes de água, nos sistemas de distribuição de água."

HÁ REFLEXOS PARA O CONSUMIDOR?

A gripe aviária já levou ao sacrifício de mais de 120 milhões de aves nos Estados Unidos e é um dos principais fatores responsáveis pela alta no preço dos ovos no país.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia


12/06/2025

Correção