Compartilhe este texto

Ímpeto econômico da zona do euro enfraquece ainda mais em janeiro, mostra PMI

Por Reuters

04/02/2026 6h14 — em
Economia



BENGALURU, 4 Fev (Reuters) - O crescimento da economia da zona do euro desacelerou pelo segundo mês consecutivo em janeiro, com a demanda praticamente estagnada e as contratações paralisadas, indicando um início frágil para 2026, segundo uma pesquisa.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) Composto do HCOB para a zona para a zona do euro, compilado pela S&P Global, caiu de 51,5 em dezembro para 51,3 em janeiro, atingindo o menor nível em quatro meses. O número também ficou abaixo da preliminar de 51,5.

Leituras acima de 50,0 indicam crescimento na atividade, enquanto aqueles abaixo desse nível apontam para uma contração.

“A trajetória de crescimento pode ser descrita como razoável, mas a situação ainda não é confortável. As empresas quase não contrataram novos funcionários em janeiro”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank.

“O fato de os novos negócios terem crescido muito pouco também mostra que a recuperação neste setor ainda é frágil”, acrescentou.

A moderação no crescimento geral teve origem no setor de serviços, onde a atividade expandiu no ritmo mais fraco desde setembro, compensando uma nova expansão na produção industrial.

O PMI de serviços caiu de 52,4 em dezembro para 51,6 em janeiro.

Os novos negócios na zona do euro quase não aumentaram em comparação com dezembro, sinalizando um enfraquecimento do apoio dos mercados internos, apesar de uma redução mais fraca na demanda por exportações.

O emprego praticamente estagnou, uma vez que os cortes de postos de trabalho nas fábricas anularam a ligeira contratação no setor dos serviços.

(Reportagem de Indradip Ghosh)


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia