Compartilhe este texto

Atividade de serviços na China acelera em janeiro e contratações atingem máxima em seis meses, mostra pesquisa

Por Reuters

04/02/2026 6h04 — em
Economia



Por Ellen Zhang e Ryan Woo

PEQUIM, 4 Fev (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu em janeiro no ritmo mais rápido em três meses, impulsionada pela força de novos pedidos e levando a contratação ao seu nível mais alto desde julho do ano passado, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta quarta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da RatingDog China, compilado pela S&P Global, subiu de 52,0 em dezembro para 52,3 em janeiro, maior nível desde outubro. A marca de 50 pontos separa expansão de contração.

O resultado, juntamente com a pesquisa sobre o setor manufatureiro, aponta para uma melhora inicial para algumas empresas no início do ano. No entanto, eles contrastam com uma pesquisa oficial que mostrou que tanto a atividade industrial quanto a de serviços perderam impulso.

De acordo com a pesquisa da RatingDog, o PMI Composto, que combina os desempenhos da indústria e dos serviços, subiu para 51,6, em comparação com 51,3 em dezembro.

O crescimento de novos pedidos no setor de serviços acelerou em relação a dezembro. O lançamento de novos produtos também impulsionou os negócios de exportação.

Para lidar com o aumento da carga de trabalho, os prestadores de serviços contrataram mais funcionários em tempo integral e temporários no início do ano. Embora marginal, o aumento marcou a primeira alta no número de funcionários desde julho de 2025.

Os custos médios dos insumos aumentaram a um ritmo mais lento em janeiro, enquanto os preços de produção caíram, uma vez que alguns prestadores de serviços baixaram os preços para sustentar as vendas.

Olhando para fevereiro, Yao Yu, fundador da RatingDog, disse que os serviços voltados para o consumo, como cultura e turismo, podem ter um crescimento impulsionado pelo feriado prolongado de nove dias do Festival da Primavera. Os serviços de produção, por outro lado, provavelmente entrarão em uma calmaria sazonal devido ao fechamento de fábricas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia