Amazônia é esquecida pelos candidatos

Por Portal do Holanda

21/10/2020 20h00 — em De olho na Política

Enquanto no mundo todo a Amazônia é debatida e gera preocupação, por aqui a apatia toma conta dos que se propõem governar Manaus. A cidade que produz 93% da economia local. E que as ‘armadilhas’ da reforma tributária ameaçam com surpresas desagradáveis. 
Lideranças e alianças políticas passam ao largo dos ativos ambientais, e falam da bioeconomia como se fosse um passe de mágica. Só olham para a riqueza atual, que pode ser esvaziada.


Disputa pela segunda vaga 
Nos 25 dias que faltam para o primeiro turno das eleições, em 15 de novembro, a corrida pela segunda vaga ao 2º turno, no dia 29 de novembro, vai afunilar. A polarização entre os 2 candidatos que seguem à frente na disputa, deixa outros 4 com o desafio da superação.


Compromisso de mentirinha 
No dia 13 passado, o TRE e os partidos políticos firmaram termo de compromisso de combate as fake news durante a campanha eleitoral. Ontem um candidato acionou a PF para investigar ‘milícias virtuais’ que atuam contra sua candidatura. O compromisso foi de mentirinha.


Selo de honestidade 
A corrupção na política chegou a tal ponto, que o selo ‘ouro’ ou ‘prata’ concedido pelo TCE para gestores com administrações positivas, passou a ser o símbolo de honestidade. Nos últimos anos, uma epidemia de contas reprovadas e multas assolou as prefeituras interioranas.