Compartilhe este texto

Auditor do TCU pode permanecer em silêncio na CPI, decide Gilmar Mendes

Por Portal Do Holanda

16/06/2021 19h35 — em
Brasil


Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), pode permanecer em silêncio durante seu depoimento à CPI da Covid-19 após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Ele foi convocado para esclarecer, nesta quinta-feira (17), sua participação na inclusão de um relatório falso no sistema do tribunal sobre o número de mortes por Covid em todo o país em 2020.

De acordo com o G1, o Tribunal de Contas da União já desmentiu oficialmente a realização do levantamento e, em seguida, afastou o auditor de suas funções. A defesa diz que o objetivo do habeas corpus não é ocultar a verdade dos fatos.

"O que se pretende é que lhe seja garantido o exercício do direito constitucional de não ser injustamente constrangido, ou cerceado em sua liberdade, bem como o direito de permanecer em silêncio em tudo quanto se pretender incriminá-lo, em decorrência do impedimento à auto incriminação, também oponível às Comissões Parlamentares de Inquérito", diz o pedido da defesa do servidor público ao STF.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil