Compartilhe este texto

Semana de 4 dias: empresas relatam menos estresse e mais criatividade de trabalhadores após testes

Por Portal Do Holanda

30/04/2024 10h17 — em
Brasil


Foto: Reprodução / Freepik

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Boston College, desenvolveu uma pesquisa de análise de uma nova jornada de trabalho, com quatro dias de trabalho e três de folga, em cerca de 21 empresas brasileiras. Os funcionários recebem o mesmo salário, porém com a carga horária reduzida. 

O projeto piloto no Brasil teve início durante a pandemia. Após três meses de testes, o balanço parcial constatou que 61,5% das companhias notaram avanço na execução de projetos. Enquanto em 58,5% se obteve mais criatividade na realização das atividades. 

Os benefícios foram ainda para além do ambiente de trabalho, uma vez que cerca de 58% dos funcionários beneficiados afirmaram poder conciliar melhor a vida pessoal e a profissional. Não só isso, a pesquisa mostrou ainda que 50% reduziram os sintomas de insônia, 62,7%, o estresse no trabalho, enquanto 64,9% não se sentem desgastados no final do dia. Outros 56,5% não estão frustrados como antigamente. 

O relatório em si deve ser finalizado em junho. Ao longo deste período, outros dois relatórios serão produzidos pela "4 Day Week Brazil", a organização responsável por desenvolver o projeto.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil