PF pede prisão de padre investigado por desviar dinheiro de associação

Por Portal do Holanda

19/11/2021 19h20 — em Bizarro

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), um pedido de prisão contra o padre Robson de Oliveira, que era investigado por suspeita de desviar dinheiro da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), em Trindade, na região Metropolitana da capital. A apuração foi suspensa por decisão judicial. 

Sobre o pedido de prisão, a defesa do padre alegou que os motivos apresentados para a solicitação não procedem por serem antigos. Também foi feita uma representação contra a solicitação da PF. 

O padre foi investigado por supostamente criar associações para desviar mais de R$100 milhões em doações de fiéis para comprar fazendas, casa de praia e um avião, segundo o Ministério Público. 

Também durante a operação Vendilhões, o Ministério Público cumpriu em agosto de 2020, mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao padre. As investigações apuraram que as associações criadas por Robson movimentaram em dez anos cerca de R$2 bilhões, que deveriam ser usados na construção da nova Basílica de Trindade, mas foram usados para compra de imóveis e empresas, de acordo com os promotores. 

O processo ainda segue em aberto após ser bloqueado pela justiça. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Bizarro