Compartilhe este texto

O penetra do quartel da PM


Por Raimundo de Holanda

05/11/2014 0h48 — em
Bastidores da Política



A presença de um homem se dizendo soldado em uma unidade de elite da Policia Militar do Amazonas, tendo acesso à submetralhadora, pistola e munições, desaparecendo em seguida, não é apenas grave. É gravíssimo. Além de revelar que os oficiais não conhecem a tropa,  o caso  aponta para riscos que precisam ser cuidadosamente avaliados:  um deles, a segurança dos próprios oficiais e seus superiores, que poderiam ter sofrido um atentado. Segundo, a imagem que fica – de uma instituição que falha internamente e, portanto, não  pode ser bem avaliada pela sociedade.

O problema, que vazou nas redes sociais já teria ocorrido em outas unidades da PM, o que torna a questão, caso comprovada,  ainda mais complexa. 

Em Nota, o comandante da unidade, que funciona nas dependências da Faculdade Nilton Lins, admite a gravidade do problema e promete apuração rigorosa.  É o mínimo que deve fazer.  

 O que se espera é o afastamento de  todos os que  falharam – do armeiro, que liberou a submetralhadora, pistola e munições, ao comandante.  ( Raimundo Holanda)

BRAGA ESPERA AS SOBRAS

Uma das peças mais importantes no segundo turno da reeleição da presidente Dilma, o governador da Bahia, Jacques Wagner é o principal empecilho às pretensões do senador Eduardo Braga de galgar o primeiro escalão do governo. O Ministério de Minas e Energia, que está com o PMDB, é dado como certo para Wagner já que o PT quer tomar a pasta. Como Braga está no grupo de caciques do PMDB que foram derrotados – Eduardo Alves (RN), Jader Barbalho (PA), José Sarney (AP e MA), Paulo Skaf (SP) – terá de esperar alguma “sobra”.

GEDEÃO AMORIM MULTADO

O ex-secretário de Educação do Estado, Gedeão Timóteo Amorim, foi multado pelo Tribunal de Contas do Estado em R$ 4.384,12, “pelos atos de gestão ilegítimos que resultem em injustificado dano ao erário”, diz o despacho da corte de contas. O mesmo valor foi aplicado à presidente da Sociedade Pestalozzi de Boa Vista do Ramos/AM, Valdiza Costa da Silva e se refere a convênio entre essas partes.

ARTUR E O IMPEACHMENT DE DILMA

Na entrevista que deu na noite de segunda-feira ao programa Roda Viva, da TV Cultura (SP), o prefeito Artur Neto apontou o rumo que um eventual impeachment da presidente reeleita Dilma Rousseff teria: o país governador pelo PMDB. Indiretamente, Arthur relembrou que o partido já governou o país por duas vezes no período pós-ditadura, justamente por ter um membro seu como vice-presidente. A primeira vez com José Sarney (1986-90), e a segunda com Itamar Franco (1992-94). "Seria muito útil ao PMDB", disse.

ÁGUA DO RIO

Comentando o alerta climáticos dado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, realizado no último domingo, o deputado Luiz Castro questionou a falta de políticas ambientais nas cidades brasileiras, citando o caso de Manaus, onde os esgotos, inclusive de hospitais, são jogado nos igarapés da cidade. “Todos esses igarapés vão para o Rio Negro e depois vão pescar e nós vamos comer o pescado contaminado por todo esse esgoto”. Castro esqueceu que a água que bebemos também é captada do rio Negro.

PROCURADOR NA ALEAM

Está marcada para hoje a visita do procurador-geral de Justiça, Fábio Monteiro, à Assembleia Legislativa para expor aos deputados as razões dos projetos de lei encaminhados à casa concedendo o auxílio-moradia, aumento salarial para os dirigentes do Ministério Público Estadual e isonomia nas gratificações do órgão. Se tudo ficar acertado, o presidente Josué Neto poderá colocar os três projetos na pauta de votação semanal de amanhã.

AUXILIO PARA JUÍZES NÃO É BOM EXEMPLO

O Legislativo até que “maneirou” depois das pressões populares do ano passado. Fez um corte significativo no chamado auxílio-paletó. Mas o Judiciário não está muito a fim de dar bom exemplo nesta hora de crise econômica no país. Em entrevista ao Jornal da Cultura sobre o auxílio-moradia para os juízes, o presidente do TJ de São Paulo, desembargador José Roberto Nalini, deu uma resposta sincera: “Esse auxílio-moradia na verdade disfarça um aumento do subsídio que está defasado há muito tempo”.

@@@

Mas a “pérola” veio em seguida, quando disse que o juiz “ganha bem”, mas “não dá para ir toda hora a Miami comprar terno, que cada dia da semana ele tem que usar um terno diferente”. 

GRANA CURTA

Indignada com as críticas que o prefeito Artur Neto (PSDB) fez à presidente Dilma Rousseff (PT) de não repassar recursos para Manaus, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) vai propor PEC para obrigar o poder público a informar a origem dos recursos aplicados em obras. A senadora citou duas obras com recursos federais: O mercado Adolpho Lisboa e a Ponta Negra.

@@@

O Mercadão teve as obras iniciadas em 2007, ainda na gestão de Serafim Corrêa (PSB), e só pôde ser concluído por Artur Neto. O mesmo se aplica para a Ponta Negra, iniciada por Amazonino Mendes e em fase de conclusão pela atual gestão. Quer dizer, juntando tudo, em mais de sete anos teria chegado por aqui cerca de R$ 23 milhões da União, pelas contas da senadora. Ainda que isso seja verdade, Vanessa parece não entender que foi pouco, muito pouco. 

INSPEÇÃO NA ALEAM

O secretário geral de controle do TCE/AM, Pedro Augusto Oliveira da Silva, designou equipe para realizar inspeção in loco na Aleam, sob a coordenação do analista Paulo Roberto da Silveira Lima. A auditoria deve ocorrer neste mês.

@@@

Também será auditada em in loco, no período de 30/11 a 6/12, o escritório de representação da Prefeitura de Manaus em Brasília/DF.

DE VOLTA À CÂMARA DOS DEPUTADOS

Está de volta ao Congresso Nacional desde o dia 31 de outubro como deputado federal Luiz Fernando Sarmento Nicolau (PSD). Diz ele que, como médico vai dar mais atenção à área da  saúde

ADESÃO

Em seu primeiro mandato, o vereador Ednailson Rozenha (PSDB) pode desbancar veteranos na corrida pela presidência da CMM. Vereadores da base garantem que o tucano já tem o voto de 29 dos 41 parlamentares. A adesão maciça se deve, segundo eles, aos bons resultados que Rozenha teve na vice-liderança do prefeito, cujo principal objetivo da função é fazer a ponte entre os parlamentares e o Executivo.

 

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.