Compartilhe este texto

Amazonino retorna e vê 'vazios' ocupados pelos adversários


Por Raimundo de Holanda

21/03/2022 20h42 — em
Bastidores da Política



O ex-governador Amazonino Mendes retorna a Manaus em um momento importante, de definição do espaço eleitoral. Obviamente que sua ausência por um longo período deixou vazios que acabaram preenchidos pelos adversários, que cooptaram ou dividiram aliados, avançaram sobre partidos, formaram alianças e criaram narrativas para enfraquecer a posição privilegiada que ainda detém junto ao eleitorado.

O avanço nas pesquisas do segundo e terceiro colocados parece resultado desse afrouxamento ou descuido de Amazonino, mas nada que não possa ser resolvido com seu capital politico - que ainda é grande - e a formação de um time capaz de fazer frente a uma “situação de  guerra”, onde mais do que nunca precisa e deve mostrar sua liderança.

Mandar e ser obedecido, falar e ser ouvido por aqueles que se dispõem a seguir com ele. Porque a batalha eleitoral que se aproxima será dura, penosa, talvez a mais difícil enfrentada ao longo de sua vida.

Formar um time sem divisões, sem que asteróides se passem por estrelas, sem que vaidades se  sobreponham a um projeto maior de poder é a receita para o sucesso de uma empreitada que começa com a desvantagem de não ter formado as alianças que imaginava.

Amazonino deve e precisa ser o líder capaz de infundir no eleitorado a confiança de que é capaz de construir a estrada que leve ao desenvolvimento e atenda aos anseios da população. Mas isso não depende apenas dele, mas da contenção de aliados mais interessados em tirar proveito de seu capital político do que mesmo em fazê-lo governador.

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.