Compartilhe este texto

Relembre os papéis mais marcantes de Francisco Cuoco, galã da TV brasileira

Por Folha de São Paulo

19/06/2025 17h45 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ator Francisco Cuoco morreu nesta quinta-feira, em São Paulo, após ficar 20 dias internado no hospital Albert Einstein. A informação foi confirmada pela família. Aos 91 anos, Cuoco sofria de complicações de saúde pela idade e sofreu um ferimento que infeccionou.

O ator foi um dos principais galãs da televisão brasileira, colecionando papéis de sucesso de 1970 até meados de 2020. Surgiu mais ou menos junto de artistas como Tarcísio Meira, Glória Menezes e Regina Duarte, com quem fez par romântico em "Selva de Pedra", de 1972, e em "Sétimo Sentido", dez anos depois.

A seguir, relembre alguns dos principais papéis do ator na televisão.

*

CRISTIANO VILHENA EM "SELVA DE PEDRA", DE 1972

O ator protagonizou um dos folhetins de maior sucesso da televisão brasileira ao viver Cristiano Vilhena, jovem ambicioso que deixa para trás a pacata e humilde vida no interior do Rio de Janeiro em busca de ascensão social.

ALEXANDRE GARCIA EM 'O SEMIDEUS', DE 1973

Na trama, Cuoco viveu o jornalista Alexandre Garcia, que investiga a poderosa família Leonardo quando Hugo, presidente das empresas, é sequestrado. Ele é substituído por um sósia, Raul, interpretado por Tarcísio Meira. Garcia desconfia da identidade do impostor, e se envolve em várias intrigas para descobrir a verdade.

JOSÉ CARLOS MORENO EM "PECADO CAPITAL", DE 1975

Cuoco interpretou José Carlos Moreno, conhecido como Carlão, em "Pecado Capital". Seu personagem era um taxista honesto do subúrbio carioca que vive um dilema moral após encontrar uma maleta cheia de dinheiro roubado esquecida em seu carro.

HERCULANO QUINTANILHA EM "O ASTRO", DE 1977

Na novela de Janete Clair, Cuoco deu vida a Herculano Quintanilha, um ex-presidiário carismático que usa suas habilidades como ilusionista para ascender socialmente. Após sair da prisão, ele diz conseguir ler o futuro, habilidade que usa para conseguir um posto de prestígio na empresa da poderosa família Hayala.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura