Compartilhe este texto

Morre Grande Otelo Filho aos 70 anos

Por Folha de São Paulo

20/08/2025 16h00 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Carlos Sebastião da Prata, conhecido como Grande Otelo Filho, morreu nesta quarta-feira (20), aos 70 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada à reportagem pela direção da UPA de Copacabana, por meio da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

Ele era filho do renomado multiartista Grande Otelo, morto em 1993, aos 78 anos.

Grande Otelo Filho trabalhou em filmes na juventude, mas sofreu com a dependência química e ficou em situação de rua por seis anos. Foi o apresentador Geraldo Luís quem o levou para uma clínica de reabilitação, onde o artista ficou por seis meses.

Ele voltou a atuar em 2021, quando gravou uma participação na novela "Gênesis" (Record TV), no papel de um sacerdote. "Estar de novo em um set de gravação foi muito simbólico para mim. Me senti renascendo. Estou animado, quero fazer novos projetos", disse, em entrevista à coluna de Patricia Kogut, do jornal O Globo.

"Estou retomando minha carreira como ator, algo que não fazia há muito tempo", disse em entrevista em 2021

Na época, ele disse que sempre sentiu pressão pelo fato de ser filho de um grande artista. "O meu pai foi uma pessoa incrível, tínhamos uma relação muito próxima. Ele era um grande amigo. Ao mesmo tempo, ser filho de Grande Otelo sempre teve um peso muito grande sobre mim em todos os sentidos. Muitas pessoas se aproximavam por interesse. Também fui muito cobrado e comparado a ele", disse.

GRANDE OTELO

O ator, que morreu em 1993 aos 78 anos, foi um dos grandes nomes do chamado "teatro de revista" (popular e de apelo sensual) na primeira metade do século 20 e é considerado um dos mais importantes atores brasileiros.

Ator, comediante, cantor, produtor e compositor, ele participou de filmes como "Macunaíma", "Saltimbancos" e "Assalto ao Trem Pagador".

Na TV, participou ainda de novelas como "Renascer", A Gata Comeu" e "Sinhá Moça". Interpretou Seu Estáquio no humorístico "A Escolinha do Professor Raimundo".


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura