Compartilhe este texto

Dupla Palavra Cantada ganha exposição no Itaú Cultural, em São Paulo

Por Folha de São Paulo

04/05/2025 9h00 — em
Arte e Cultura



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A partir deste mês, Itaú Cultural recebe a Ocupação Palavra Cantada, exposição que homenageia os 30 anos de carreira da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit. A mostra segue até 3 de agosto, com entrada gratuita.

Inspirado na casa onde a dupla mantém estúdio e arquivo pessoal, o espaço foi transformado em uma residência com quintal, cozinha, sala, quarto, banheiro e até garagem.

Todos os ambientes foram montados com objetos acessíveis para crianças, posicionados em uma altura mais baixa.

Ao longo do percurso, estão distribuídas músicas, vídeos, croquis, capas de álbuns e registros dos bastidores da produção musical da dupla.

Na fachada, o destaque é a "toca do Rato", referência à música lançada em 1998, na qual o personagem se apaixona por diferentes elementos até encontrar sua parceira. Na sala, o visitante encontra o ponto de partida da parceria de Sandra e Paulo, o álbum Canções de Ninar, de 1994.

Já a cozinha é organizada como se fosse um laboratório musical: estantes, fogão, panelas e geladeira compõem uma ambientação simbólica sobre os ingredientes criativos da dupla. Na varanda, estão figurinos usados em shows, como o Brincadeiras musicais, de 2011.

No banheiro, há um karaokê com quatro músicas: Fome Come (1998), Coloridos (2016), Tartaruga e o Lobo (2017) e Criança Não Trabalha (1998). No quarto, o foco está no processo de composição, com destaque para parcerias com letristas e a construção das melodias.

A garagem traz um recorte das manifestações populares brasileiras que influenciam o repertório da dupla, como o maracatu. Para fechar, no sótão, os visitantes descobrem a origem do nome Palavra Cantada.

OCUPAÇÃO PALAVRA CANTADA

Quando Ter. a sáb., das 11h às 20h. Dom. e feriados, das 11h às 19h. De 3/5 a 3/8

Onde Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, região central

Preço Grátis, com reserva de ingressos no site ou fila no local. A visita acontece em grupos de até 40 pessoas, com sessões de 50 minutos

Link: https://www.itaucultural.org.br/


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura