Art Basel anuncia edição no Qatar, que busca ampliar seu 'soft power' pelas artes
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A feira internacional Art Basel anunciou uma edição do evento em Doha, no Qatar. A primeira Art Basel Qatar, com destaque para galeristas e artistas do Oriente Médio, norte da África e sul da Ásia, vai acontecer em fevereiro de 2026.
"Fazer crescer o mercado global de arte, apoiar artistas e galerias e desenvolver novos públicos colecionadores é fundamental para a missão da Art Basel", afirmou Noah Horowitz, CEO da instituição.
"A cena artística em toda a região do Oriente Médio e norte da África passou por um crescimento exponencial nas últimas décadas, com o estabelecimento de instituições de classe mundial, o lançamento de importantes eventos culturais e o crescimento de uma comunidade vibrante de artistas, galerias e profissionais", conclui.
O evento ocorrerá em Msheireb, bairro central de Doha, nas proximidades do Museu Nacional do Qatar. Art Basel Qatar representa mais uma das iniciativas do país para se posicionar como centro de artes, entretenimento e cultura, tanto no cenário regional quanto global.
Se destacam nessa escalada o Museu Lusail, previsto para abrir em 2029 com a maior coleção de Orientalismo do mundo, e a construção de um pavilhão permanente dedicado ao Qatar na Bienal de Veneza.
Outras potências do Oriente Médio também investem para solidificar sua presença como "soft power" no meio artístico vale ressaltar a Art Dubai, principal feira atual da região, nos Emirados Árabes Unidos, e a Bienal de Artes Islâmicas, que ocorre em Jidá, na Arábia Saudita.
Fundada em 1970 em Basel, na Suíça, a Art Basel também possui edições de sucesso em Miami, nos Estados Unidos; em Hong Kong; e em Paris, esta lançada em 2022.

ASSUNTOS: Arte e Cultura