Vereador eleito, Salazar diz que vai contratar PMs expulsos após acusação de tortura
Manaus/AM - O vereador eleito Sargento Salazar (PL), candidato mais votado nas eleições de 2024, anunciou que pretende contratar cinco policiais militares expulsos da corporação após um caso de abuso em 2010. Entre eles, André Luiz Castilhos Campos e Rosivaldo de Souza Ferreira, absolvidos em júri popular em 2012, mas envolvidos em acusações de tentativa de homicídio qualificado e coautoria de roubo qualificado.
Os policiais foram filmados ameaçando e agredindo um jovem de 15 anos, o que levou à sua expulsão da Polícia Militar do Amazonas. Embora tenham sido absolvidos inicialmente, o Ministério Público recorreu, e o julgamento foi anulado em 2014. Desde então, o caso segue sem definição, com o segundo júri ainda pendente.
Salazar, que considera as expulsões "injustas", afirmou que os cinco policiais trabalharão com ele assim que assumir o cargo. “Uma situação muito triste o que aconteceu com esses policiais. Ninguém nunca procurou ajudá-los. Eu vou colocar os cinco policiais no meu gabinete”, disse.
O caso ganhou repercussão nacional em 2010, quando as imagens da ação violenta foram exibidas. A declaração de Salazar foi realizada em seu podcast, mas o vídeo está no seu Instagram.
ASSUNTOS: Amazonas