Compartilhe este texto

Site do Detran-AM já está adaptado ao novo sistema da CNH Brasil; saiba mais

Por Portal Do Holanda

25/12/2025 11h44 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Detran-AM

Manaus/AM - O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) retomou, nesta quinta-feira (25), os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) após a atualização do sistema exigida por mudanças nas regras federais. A normalização permite que candidatos à primeira habilitação deem continuidade ao processo iniciado pelo aplicativo CNH do Brasil.

A suspensão dos serviços havia ocorrido em 16 de dezembro para adequação às novas diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal. Com a conclusão das atualizações, quase todos os atendimentos voltaram a funcionar. A exceção são as renovações automáticas da CNH, cuja implantação está prevista para 12 de janeiro, após ajustes técnicos a serem feitos pelo Serpro, conforme a Resolução Contran nº 1.020/2025.

Os candidatos que começaram o processo pelo aplicativo devem agendar o atendimento presencial por meio do site do Detran-AM. O órgão reforça que todos os serviços relacionados à habilitação continuam sendo realizados exclusivamente mediante agendamento prévio. Em razão do feriado e do ponto facultativo, o atendimento presencial retorna na próxima segunda-feira (29).

O processo de primeira habilitação começa pelo aplicativo CNH do Brasil, que pode ser obtido por atualização da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O candidato realiza o curso teórico digital gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes, com certificação registrada automaticamente no Sistema Nacional de Trânsito. Após essa etapa, é necessário agendar o exame teórico junto ao Detran.

Depois da aprovação na prova teórica, o candidato inicia o curso prático, que exige no mínimo duas horas de aulas obrigatórias, realizadas em autoescolas ou com instrutor credenciado. Concluída essa fase, é feito o agendamento do exame prático para a obtenção da Permissão para Dirigir (PPD). O Ministério dos Transportes destaca que as avaliações teórica e prática permanecem obrigatórias e que o primeiro reteste é garantido sem custo adicional em caso de reprovação.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas