Manaus registra avanço na saúde em 2025 com mais de 2,2 milhões de receitas atendidas
Manaus/AM - Em 2025, a Atenção Primária de Manaus consolidou importantes avanços na assistência farmacêutica e no acesso aos serviços de saúde, atendendo aproximadamente 2,2 milhões de receitas entre janeiro e outubro. Isso resultou na dispensação de mais de 400 milhões de medicamentos nas farmácias municipais. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), um dos principais avanços foi o aumento de 42% nos cadastros individuais válidos, que subiram de 533 mil em 2024 para 754 mil em 2025, ampliando o alcance e a vinculação dos usuários às equipes de saúde.
O prefeito de Manaus, David Almeida, destacou os resultados como um reflexo do compromisso da gestão com a ampliação do cuidado e o fortalecimento da rede básica de saúde. “Estamos trabalhando para garantir a eficácia na distribuição dos medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros de testagem. A Atenção Primária está cada vez mais acessível e esses resultados mostram que estamos no caminho certo para garantir mais qualidade de vida ao cidadão manauara”, afirmou.
A ampliação do acesso à saúde também se refletiu no aumento do número de Unidades de Saúde da Família (USFs) com horário estendido, que passaram de 56, funcionando à noite e aos fins de semana, facilitando o atendimento para trabalhadores e pessoas com dificuldade de acessar os serviços durante o horário comercial. A dona de casa Elenia Souza, moradora da zona Oeste, destacou a importância de ter uma unidade de saúde próxima de casa. “Agora o atendimento está mais acessível, sem precisar ir para outros bairros, o que melhora muito o acesso à saúde”, disse.
Outro destaque foi o número significativo de 1,39 milhão de visitas domiciliares realizadas até agosto, que contribuem para o acompanhamento de pacientes com condições crônicas e o reforço na assistência familiar. Além disso, a rede municipal ampliou a oferta de medicamentos gratuitos, passando de 165 para 167 itens, incluindo tratamentos para doenças comuns e crônicas. O eletricista André Martins da Silva, que utilizou os serviços, comentou sobre a eficiência no atendimento e o impacto positivo da gratuidade dos medicamentos em sua vida financeira. “Receber os remédios de forma gratuita ajuda muito, alivia bastante o orçamento familiar, principalmente em tempos difíceis”, concluiu.
ASSUNTOS: Amazonas