Compartilhe este texto

STF impõe perda de cargo para governadores ausentes sem aval legislativo

Por Portal Do Holanda

06/07/2025 19h07 — em
Amazonas


Foto: Agência Brasil

Manaus/AM- O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma parte da Constituição do Estado do Amazonas que não previa a perda do cargo para o governador e vice-governador que se ausentassem do território estadual ou nacional por mais de 15 dias sem autorização da Assembleia Legislativa.

A decisão, proferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.463, em 16 de maio de 2025, estabelece que essa omissão violava os princípios da simetria federativa e da separação dos poderes, já que a Constituição Federal exige essa sanção para o Presidente e Vice-Presidente da República.

A Corte modulou os efeitos da decisão para que a perda automática do cargo ocorra a partir da publicação do julgamento, servindo de precedente vinculante para outros estados que possuam legislações semelhantes.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas