Silas Câmara vai a julgamento e pode perder mandato hoje no TRE
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral julga nesta quarta-feira representação do Ministério Público contra o deputado federal Silas Câmara, acusado de captação ou gasto ilícito de recursos financeiros na campanha eleitoral do ano passado. O MP pede a cassação de diploma do parlamentar.
Três perderam o mandato
O Tribunal Regional Eleitoral já cassou o mandato de três deputados federais em menos de um ano. O primeiro foi Sabino Castelo Branco (PTB), que "perdeu" o mandato em fevereiro do ano passado, quando também foi declarada a inelegibilidade do seu filho o vereador Reizo Castelo Branco. Outro a "perder" foi Átila Lins (PSD), em junho de 2012.
Mas nenhum chegou a deixar a cadeira na Câmara Federal, em Brasília. Sabino foi cassado pelo uso eleitoreiro do programa “Voz da Esperança” e por abuso de poder econômico durante o processo eleitoral de 2010, mas conseguiu em junho no Tribunal Superior Eleitoral efeito suspensivo à decisão da Corte Regional.
A liminar suspendendo a decisão do Tribunal Regional Eleitoral foi dada pelo ministro Dias Toffoli, relator da ação cautelar interposta por Sabino Castelo Branco.
Átila Lins foi cassado em junho do ano passado por irregularidades na prestação de contas da campanha eleitoral. Mas, diferentemente de Sabino, não precisou ir ao TSE,em Brasília, para reverter a cassação. No dia 1 de agosto, dois meses depois de perder o mandato, o TRE-Am acatou os embargos e anulou a cassação.
Henrique Oliveira, foi o terceiro a ser cassado pela Corte, mas ainda não deixou o cargo devido aos recursos.
NULL

ASSUNTOS: Manaus, silas camara, TRE-Am, Manaus, Amazonas, Política