Senador Plínio Valério participa da inauguração do Cepcolu em Manaus
Manaus/AM - O senador Plínio Valério (PSDB-AM) participou, nesta segunda-feira (11), da inauguração do Centro Avançado de Combate ao Câncer de Colo de Útero (CEPCOLU), na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). O evento, conduzido pelo diretor presidente da Fundação, doutor Gerson Mourão, destacou a importância das emendas parlamentares de Plínio, especialmente os R$ 1,3 milhão destinados à construção de um sistema de tratamento de água e esgoto para o hospital. Antes da obra, os dejetos eram descartados em um riacho próximo, o que gerava preocupações ambientais.
Durante a solenidade, que ocorreu em março, mês dedicado às mulheres, Plínio reafirmou seu compromisso com a saúde feminina ao investir na construção do primeiro Centro Avançado de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero no Amazonas. A unidade representa um marco histórico no combate preventivo à doença no estado, oferecendo melhores condições de atendimento e rastreamento para as pacientes. O senador, acompanhado de sua esposa, Ana Lúcia, conversou com pacientes e reforçou a importância de cuidar da saúde das mulheres.
O diretor Gerson Mourão ressaltou o impacto das emendas de Plínio Valério, que totalizam R$ 5,75 milhões para a FCECON. Mourão mencionou que, além da construção da estação de tratamento, as emendas também possibilitaram a reforma e modernização dos banheiros do hospital, incluindo a instalação de barras de proteção. Ele enfatizou que essas iniciativas têm um efeito positivo significativo no meio ambiente e na qualidade do atendimento aos pacientes.
Plínio Valério também protocolou um projeto de lei no Senado visando garantir a prevenção, detecção, tratamento e acompanhamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos 40 anos. O projeto busca anular a recomendação do Ministério da Saúde de realizar mamografias a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos, defendendo que o rastreamento deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos, já que 25% dos diagnósticos de câncer de mama ocorrem em mulheres com menos de 50 anos. A iniciativa demonstra o comprometimento do senador com a saúde da população e a luta contra o câncer.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas