Compartilhe este texto

Professores paralisam aulas em Manaus em protesto contra reforma da Previdência

Por Portal Do Holanda

24/09/2025 9h54 — em
Amazonas


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Professores da rede municipal de ensino realizam, nesta quarta-feira (24), uma paralisação de advertência em protesto contra o Projeto de Lei 10/2025, que propõe mudanças nas regras de aposentadoria dos servidores públicos de Manaus. A mobilização ocorre em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM) desde as 8h30 e reúne educadores dos três turnos de trabalho.

Segundo o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical), a paralisação tem caráter temporário e não representa uma greve geral. No entanto, a categoria aprovou um indicativo de greve caso a proposta avance nas próximas sessões da Câmara. O sindicato afirma que a decisão foi tomada para pressionar o Legislativo a debater o tema com mais profundidade antes da votação.

Os professores pedem o arquivamento do projeto, alegando que não há comprovação de déficit nas contas do Manaus Previdência que justifique a reforma. Durante o ato, os manifestantes exibem faixas e cartazes em defesa da manutenção das atuais regras de aposentadoria, especialmente para profissionais da Educação, que temem aumento no tempo de contribuição e na idade mínima para se aposentar.

As aulas nas escolas municipais foram suspensas durante o período da paralisação. O sindicato informou que novas assembleias serão realizadas nos próximos dias para decidir os próximos passos do movimento, caso a proposta siga em tramitação na Câmara Municipal.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas