Problema de produção do fabricante afeta fornecimento de remédio para epilepsia em Manaus

Manaus/AM- A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou que o Valproato de Sódio, nas apresentações de comprimido (500 mg) e xarope (50mg/ml), está em falta na rede municipal de saúde. A indisponibilidade do medicamento se deve a problemas por parte do fabricante.
A Semsa esclareceu que cumpriu todos os trâmites administrativos para a aquisição do remédio. Um processo licitatório foi iniciado em novembro de 2024, mas resultou em "fracassado". Contudo, um novo pregão eletrônico foi realizado com êxito e homologado em 14 de maio de 2025.
Após a conclusão dos procedimentos legais, a secretaria contatou a empresa vencedora para a entrega do produto, mas recebeu a informação oficial sobre a impossibilidade temporária de entrega devido à falta do medicamento junto ao fabricante.
A Semsa assegura que está em contato direto com a empresa e que a previsão é de que o Valproato de Sódio esteja disponível na rede municipal de saúde a partir de 30 de junho. O medicamento é essencial para o tratamento de pacientes com epilepsia e faz parte da lista de insumos da atenção primária em saúde.

ASSUNTOS: Amazonas