Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Manaus/AM - Duzentas espécies de microalgas, entre elas uma nova espécie, foram identificadas durante uma pesquisa científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvida por cientistas em Parintins, no interior do Amazonas.
O estudo intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins-AM” recebeu fomento no âmbito do Programa Biodiversa/Fapeam, edital nº 007/2021, e foi coordenada pela doutora em Biologia Vegetal e professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Angela Maria da Silva Lehmkuhl.
Por serem excelentes bioindicadoras ambientais e da qualidade da água, as microalgas são as protagonistas dessa pesquisa. Para conhecer quais espécies habitam os ecossistemas aquáticos de Parintins, foram realizadas coletas amostras de água e plantas submersas presentes em rios e lagos do município durante a seca de 2023 e a cheia de 2024.
O estudo revelou a presença de espécies com potencial tóxico, as quais precisam ser monitoradas principalmente nas épocas de vazante e de enchente dos rios, devido ao risco de produção de toxinas, que podem comprometer a qualidade da água, da vida de peixes, e a segurança alimentar e hídrica da população.
A pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura.
Análise da água
O estudo também analisou a qualidade da água através de uma sonda para medir o pH, condutividade, concentração de oxigênio e de sólidos totais dissolvidos, salinidade e temperatura da água. Além disso, foram mensurados, a transparência da coluna d’água, a profundidade do ambiente e a concentração de clorofila.
ASSUNTOS: Amazonas