Início Amazonas Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Amazonas

Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins
Pesquisa identifica duzentas espécies de microalgas em Parintins

Manaus/AM - Duzentas espécies de microalgas, entre elas uma nova espécie, foram identificadas durante uma pesquisa científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolvida por cientistas em Parintins, no interior do Amazonas.

O estudo intitulado “Ambiências aquáticas e diversidade de microalgas no município de Parintins-AM” recebeu fomento no âmbito do Programa Biodiversa/Fapeam, edital nº 007/2021, e foi coordenada pela doutora em Biologia Vegetal e professora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Angela Maria da Silva Lehmkuhl.

Por serem excelentes bioindicadoras ambientais e da qualidade da água, as microalgas são as protagonistas dessa pesquisa. Para conhecer quais espécies habitam os ecossistemas aquáticos de Parintins, foram realizadas coletas amostras de água e plantas submersas presentes em rios e lagos do município durante a seca de 2023 e a cheia de 2024.

O estudo revelou a presença de espécies com potencial tóxico, as quais precisam ser monitoradas principalmente nas épocas de vazante e de enchente dos rios, devido ao risco de produção de toxinas, que podem comprometer a qualidade da água, da vida de peixes, e a segurança alimentar e hídrica da população.

A pesquisa é pioneira no município e tem como um dos objetivos mostrar a diversidade de microalgas na região e fazer uma revisão da literatura.

Análise da água

O estudo também analisou a qualidade da água através de uma sonda para medir o pH, condutividade, concentração de oxigênio e de sólidos totais dissolvidos, salinidade e temperatura da água. Além disso, foram mensurados, a transparência da coluna d’água, a profundidade do ambiente e a concentração de clorofila.

 

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?