Compartilhe este texto

Família de Benício critica decisão que manteve médica e técnica soltas e cita ‘provas contundentes’

Por Portal Do Holanda

24/12/2025 16h58 — em
Amazonas


Benício Xavier de Freitas / Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - A família de Benício Xavier - menino de 6 anos que morreu no Hospital Santa Júlia após receber alta dose de adrenalina de forma incorreta - divulgou uma nota reagindo à decisão da Justiça, nesta quarta-feira (24), que manteve a soltura da médica Juliana Brasil Santos e a técnica de enfermagem Raiza Bentes Praia, envolvidas na prescrição e administração do medicamento na criança.

Na terça-feira (23), o juíz Luís Carlos Honório de Valois Coelho, seguiu o parecer do Ministério Público, entendendo que não houve fatos novos que justificassem a detenção imediata das investigadas. Para o magistrado, as medidas cautelares aplicadas anteriormente pela 1ª Vara do Tribunal do Júri, e o afastamento das profissionais dos cargos, são suficientes para garantir a ordem pública. 

Conforme a família de Benício, existem “provas contundentes” que deveriam permitir a “adoção de medidas mais firmes”. Confira a nota completa abaixo. 

NOTA | Nós confiamos nas instituições e seguimos acreditando que a Justiça cumprirá o seu papel perante, não só ao caso do Benício, mas também à sociedade.

Ainda assim, como família, é impossível não falar da dor profunda que sentimos. Essa segunda decisão veio em uma data simbólica e extremamente dolorosa: no dia em que se completou um mês da morte do nosso filho e às vésperas do que seria o aniversário dele. Isso machuca profundamente.

E, com toda sinceridade e respeito, diante de provas tão contundentes que constam nos próprios registros do hospital, esperávamos, sim, a adoção de medidas mais firmes, não por desejo de punição antecipada, mas pela gravidade dos fatos e pela necessidade de proteção da sociedade.

Apesar disso, não vamos desistir. Seguiremos confiando nas instituições, colaborando com todas as investigações e buscando justiça, com serenidade, responsabilidade e firmeza, para que a verdade venha à tona e para que nenhuma outra família passe pelo que estamos passando.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas