Compartilhe este texto

Ômicron vai se tornar variante predominante no Amazonas nos próximos dias, diz FVS

Por Portal do Holanda

16/01/2022 11h56 — em
Amazonas


Casos se aproximam de 3 mil diariamente - Foto:Liminha/Portal do Holanda

Manaus/AM - A Fundação de Vigilância em Saúde está em alerta com a Ômicron e acredita que é uma questão de tempo para que a nova cepa seja a responsável pela maioria de casos da covid no Amazonas, se não for.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a variante é de alta transmissibilidade e ressalta que cada infectado pode transmitir o vírus para outras 206 pessoas.

Tatyana  explica que, por se tratar de uma variante de preocupação em termos de transmissão, a tendência é que nas próximas semanas a Ômicron seja a variação do vírus predominante no estado.
 
“Todos nós sabemos que agora em janeiro tivemos a introdução da variante Ômicron, que essa variante Ômicron é o principal motivo do avanço na aceleração de casos", pontua a representante da FVS.

Por enquanto não há registro de pessoas internadas com a nova variante, mas o número de infectados vêm crescendo assustadoramente nos últimos dias:

“Nenhum caso foi internado, mas ainda precisamos saber o quanto temos aqui, e agora”, afirma.

Por conta disso, a FVS enviou cerca de 600 amostras de material positivo para covid, para ser analisada na Fiocruz, por meio do sequenciamento genômico.

Após os resultados, será possível dizer se o “boom” de casos que o Amazonas, sobretudo Manaus, tem enfrentado com quase 3 mil novos infectados por dia está ocorrendo por conta da disseminação da variante.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas